Engajamento no Facebook: existe mágica?

Não, não existe mágica e não existe receita de bolo! A mudança na forma como o Facebook distribui as publicações não é nova, mas muita gente ainda não sabe como lidar com ela e como aumentar o engajamento.

O que vemos é que o Facebook distribui as publicações para aproximadamente 3% da base de fãs das páginas. Essa porcentagem aumenta ou diminui de acordo com o número interações com a publicação. Publicações que são mais curtidas, têm mais comentários, aparecem mais, para mais fãs. Fãs que interagem bastante com a página vão ver mais publicações da página do que fãs que nunca curtiram nenhuma publicação.

Sabendo disso, a regra mais importante é: publique menos e com maior relevância. Quanto mais pessoas opinarem e curtirem o seu conteúdo, mais ele vai aparecer. Por isso, duas postagens bem interessantes são muito melhores do que 18 que não interessam a ninguém porque, com o tempo, o algoritmo vai sentindo que essa página só publica “conteúdo vazio” e o alcance diminui ou se mantém no mínimo.

Não existe uma regra sobre quantas vezes você deve publicar por dia, mas o blog Buffer sugere que duas vezes ao dia é o suficiente para a maioria das empresas – já o Post Planner sugere três. Para grande parte de nossos clientes o número de publicações varia, mas o que tem gerado melhor resultados em nossa estratégia é gerar conteúdo exclusivo para a rede e não apenas repetir o Instagram ou uma postagem de blog. Principalmente para os clientes que precisam de audiência em seus blogs, tentamos não viralizar apenas publicações no Facebook e, sim, transformar esses leitores em audiência no canal que nos interessa – na grande maioria dos casos, o website.

Use Dados Demográficos para Atingir seu Nicho

Infelizmente, não podemos tirar fãs das páginas, mas todo mundo tem fãs que não são realmente o seu nicho. Não lêm o que você publica, não querem comprar o seu produto, não vão se inscrever naquele curso que você acabou de lançar ou não moram na cidade onde você estará apresentando o seu produto. Uma ferramenta que é muito pouco usada é a ferramenta de Dados Demográficos.

dados demograficos

Ao criar uma postagem, clique no ícone do planeta e em “dados demográficos”

 

detalhes demograficos

Escolha faixa etária, localização, gênero… o que for importante para você atingir o público que você quer.

Escolha o tipo de conteúdo correto

Em pesquisas recentes os formatos favoritos são: vídeos e imagens, mas isso não significa que você não possa publicar “textões”. O importante é gerar o conteúdo que tenha apelo à sua audiência. Visite o Facebook Insights e veja qual tipo de publicação tem um melhor engajamento. Um erro comum de alguns de nossos clientes era ver que posts “sem foto” não tinham muito engajamento e tentar aumentar o engajamento neles. Nossa intenção é sempre reforçar o que está indo bem. Se posts com fotos engraçadinhas fazem sucesso, coloque na sua programação. Se posts informativos são os que mais viralizam, crie mais conteúdo do tipo. Só atenção para não virar uma página de um assunto só. 😉

Saiba quando publicar

Outra dica importante é saber quando publicar: seus posts têm mais movimentação à noite ou de manhã? Coloque o seu melhor conteúdo nos horários de pico e garanta que mais fãs tenham acesso ao seu conteúdo, criado com tanto carinho.

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