Plugins que não vivemos sem em 2015

Alguns plugins são fundamentais na maioria dos sites em WordPress e estão em quase todas as instalações que cuidamos!

WordPress SEO by YOST: https://wordpress.org/plugins/wordpress-seo/

A escolha número 1 quando falamos em otimizar os sites para as buscas. Criado pelo holandês Joost de Valk em 2008, o WordPress SEO tem mais de um milhão de instalações ativas. Só falta um suporte ao Schema.org, mas ele é uma ótima ferramenta para quem quer começar a se aventurar no mundo do SEO.

Editorial Calendar : https://wordpress.org/plugins/editorial-calendar/

Um calendário do mês onde você pode ver todos os posts programados e já publicados (eles ficam com uma cor mais clarinha na listagem). Uma ajuda e tanto para quem publica e programa vários artigos na semana.

Jetpack by WordPress.com : https://wordpress.org/plugins/jetpack/

O Jetpack vem “de fábrica”: é desenvolvido e mantido pela Automattic, empresa do criador/fundador do WordPress e que mantém o sistema gratuito WordPress.com. Ele adiciona muitas opções ao seu blog. As que eu mais uso são:

– assinatura do blog;
– integração com redes sociais (seus posts podem ser publicados automaticamente nas suas redes assim que ele é publicado no seu blog);
– galerias em formato “full-screen” ou mosaico;
– alertas de “downtime”: seja avisado assim que o seu site sair do ar – aqui, só me irrita que ele sinaliza sites em atualização! Menos de 10 segundos fora do ar, eu acho desnecessário…
– possibilidade de “postar” no blog apenas enviando um e-mail;
– slide shows para seus posts, etc…

A maior desvantagem é que ele tem um certo “atrito” com o plugin do Yoast na hora de mostrar as imagens em destaque nas redes sociais. Por isso, é bom desligar a opção de Open Graph do JetPack.

Akismet – https://wordpress.org/plugins/akismet/

O Akismet é uma ótima escolha de anti-spam, mas é sempre bom lembrar que não existe sistema 100% infalível. Em sites que são muito atacados por Spam, eu prefiro instalar um sistema externo de comentários, como o Disqus.

Google Analytics Dashboard for WP – https://wordpress.org/plugins/google-analytics-dashboard-for-wp/

Veja as estatísticas do Google Analytics diretamente no painel de controle do seu WordPress. Vou ser sincera: eu usava MUITO e tenho instalado em todos os meus blogs, mas recentemente instalei um app da própria Google no meu celular e agora uso mais via celular mesmo, com a vantagem de poder ver os números de todos os meus sites sem precisar estar no computador.

Para quem se interessar, o app para iPhone: https://itunes.apple.com/de/app/google-analytics/id881599038?mt=8 e o app para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.giant&hl=pt-br