Proteja seu site WordPress

Pelo menos duas vezes por mês temos que limpar e reinstalar um site em WordPress que foi hackeado. Duas coisas nos chamam a atenção: a falta de suporte das empresas de hospedagem e o fato de 99% dos clientes não terem um sistema de backup em seus sites.

 

Não seja a próxima vítima: escolha uma ótima empresa de hospedagem (como a minha) ou comece agora a fazer os backups do seu site. Existem soluções pagas e gratuitas:

Plugins Premium

Vaultpress

Minha opção quando eu ainda não tinha um servidor dedicado. Ele faz backups diários e os salva no servidor deles. Mesmo que algo muito ruim acontecer. Algo como seu servidor sumir da face da terra, você consegue restaurar o seu site em poucas horas através do serviço deles.

Custa a partir de 5 dólares/mês.

BackupBuddy

A partir de 80 dólares por uma licença anual. Após um ano, o plugin vai funcionar, mas não será mais atualizado e o usuário não terá direito a suporte. Além do backup, o plugin checa os arquivos por malware, ajudando a manter o site seguro.

Os arquivos podem ser enviado para os principais serviços de nuvem: Amazon S3, Dropbox ou até mesmo por e-mail (não é uma boa ideia se o site for muito grande).

CodeGuard

Como  Vaultpress, o CodGuard é um serviço com mensalidade a partir de 5 dólares. O backup fica no servidor deles e você pode restaurar um site diretamente do servidor ou fazer download para uma restauração manual.

Plugins Gratuitos

BackUpWordPress

Uma opção muito boa para quem não quer gastar mais do que já gasta com a hospedagem. A única desvantagem é que na versão gratuita não há a possibilidade de enviar o backup para um servidor externo. Em todo caso, ele faz backups de acordo com a sua programação (diários, semanais, mensais) e você pode escolher se quer salvar tudo ou só dados ou só banco de dados.

UpdraftPlus

O UpdraftPlus é um plugin gratuito e com ele você pode salvar os seus backups em servidores externos ou fazer um download e salvar no seu próprio computador. Ele não é tão fácil de usar, o visual é um pouco “pobrinho”, mas não se deixe enganar pelo visual: ele funciona muito bem e tem avaliações ótimas no diretório de plugins do WordPress.

Você usa algum serviço que não citamos aqui? Compartilhe nos comentários!