Publique imagens mais leves

Imagens leves são melhores para seus leitores. Pense nisso na hora de publicá-las no seu site.

A banda larga revolucionou a internet! Sem ela ninguém poderia assistir ou enviar vídeos, fazer download de livros e álbuns completos ou assistir sua série preferida. Com essa revolução, parece que muitas pessoas pararam de se preocupar em otimizar suas imagens para seus sites. Mesmo com internet rápida, existem páginas nas quais as fotos demoram uma eternidade para carregar. Junte a isso o fato que muitas pessoas navegam através de seus celulares ou tablets (com velocidades muito inferiores ou com custos altos – baseados no volume de tráfego de dados) e alguns sites ficam praticamente impossíveis de visitar.

Que tal você anotar na sua listinha de “boas práticas” a otimização de imagens? Seus leitores agradecem!

Eu vou dar duas dicas gratuítas: um software e uma opção on-line para quem não quiser instalar o programa.

IrfanView (PC)

irfanview

Velho conhecido dos usuários de PC, esse programinha gratuíto tem uma variedade enorme de plugins, que permitem converter, redimensionar, melhorar as cores e otimizar imagens.

Para deixar uma imagem mais leve, abra a imagem usando o IrfanView, então em “Arquivo” e “Salvar para a Web” ou em “Imagem” e “Redimensionar”, quando precisar também diminuir a largura ou altura da imagem.
As imagens ficam de 30% a 60% mais leves, dependendo do tamanho e qualidade da imagem original.

Para download: http://www.irfanview.com/languages.htm

Web Photo Resizer (Solução on-line)

webresizer

Você não quer instalar nenhum programa, mas mesmo assim gostaria de otimizar suas imagens. No site www.webresizer.com você pode reduzir o tamanho da sua imagem, deixá-la mais leve, recortar, adicionar bordas, entre outras opções. E, o que é melhor: gratuitamente!

Site em português: http://webresizer.com/locale/app10?lang=pt.