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Presença Digital: antes de tudo, defina sua estratégia

Com a nova enxurrada de profissionais de SEO, mídias sociais e marketing digital, cada vez mais eu vejo blogueiros e empresas seguindo dicas que não funcionam ou que funcionariam apenas se fossem bem aplicadas.

Estratégia

O erro mais comum é não ter uma estratégia clara quanto à sua presença digital. Não ter em vista quem você ou sua marca são, quem são os clientes e como se destacar na imensidão da internet. Defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo, sempre tendo em vista o seu branding: a imagem do seu negócio.

Então, antes de criar o seu site, tente entender algumas razões para estar na rede:

  • Marcar presença;
  • Criar relações;
  • Informar sobre o seu negócio;
  • Servir melhor seus clientes;
  • Atrair mais atenção;
  • Distribuir informações;
  • Vender;
  • Para ir de encontro a um nicho;
  • Ter um canal para sanar as dúvidas mais frequentes;
  • Ter um canal de atendimento 24 horas;
  • Ouvir de seus clientes como tem sido seu atendimento;
  • Testar mercados;
  • Atingir outros veículos de comunicação;
  • Atender melhor o mercado local, etc…

Faça uma lista. O que você quer estabelecer com o seu site?

Branding

O que sua marca representa? Quem ela atende? Imagine sua imagem ou a de sua empresa como uma personagem: ela deve ter personalidade, valores, uma história e uma missão. Pense sempre em contar sua história e pense nessa personalidade ao gerar qualquer material. Isso vai garantir consistência visual e o mesmo discurso em todas as mídias. Se você tem uma equipe trabalhando com você, deixe claro que todos conhecem bem quem é essa personagem.

Aqui, entendendo melhor a marca, você poderá estabelecer os canais de marketing que servirão melhor para manter contato com o seu público. Pequenos negócios não precisam ter presença em todas as redes sociais que existem! Entenda o papel de cada uma e use da melhor forma. Uma marca bem trabalhada ajuda a envolver, atrair e manter clientes.

SEO / Marketing Digital

Não entendo porque a pessoas começam a otimizar os sites para as buscas sem ter uma estratégia. Usam tags h2 ou repetem à exaustão as palavras-chave apenas porque o plugin precisa mostrar uma luz verde ou ainda apenas usam palavras-chave que se adequam a um artigo, mas não à mensagem do site como um todo.

Além disso, otimizar o site para as buscas não deve ser a sua única estratégia de marketing digital! Pense em formas de retenção de clientes, contato, anúncios, e-mail marketing… Não vale criar uma lista de e-mail e apenas enviar pro cliente uma cópia do seu último post. Qual é a relação que você está criando com ele dessa forma? As redes sociais não são um monólogo.

Antes de encerrar eu queria escrever um pouco sobre o plugin do Yoast, que “sinaliza” quando um post está adequado em termos de SEO: ele é apenas um guia! Tente entender o que cada item significa antes de ficar satisfeito ou frustrado com um sinal verde ou vermelho. A internet está cheia de bons tutoriais de SEO e existem dezenas de cursos. Se informe e faça testes A/B. Nada me convence mais do que números que vão de encontro com meus objetivos! Eu gosto muito mais de ter poucos likes e clientes satisfeitos que confiam no meu trabalho, do que milhares de likes e nenhum e-mail perguntando quanto custa minha hospedagem ou quanto cobro pra fazer um site ou dar um curso.

E, se o seu objetivo é audiência, o melhor é criar um diálogo com seus leitores, contar uma história e ouvir as deles. Por isso que sites “de nicho”, onde a blogueira realmente vive o que ela conta tem mais resultados do que um site que simplesmente joga releases ou notícias que todo mundo tem. Pense nisso!

 

Por We Love Blogs

Blog mantido pela empresa Girardi-Pauly. Tudo para sua presença digital: de hospedagem gerenciada para WordPress, passando pelo seu branding e gerenciamento de redes sociais e reputação on-line. Desenvolvimento web e apps. Forward-Thinking Solutions / Soluções Inovadoras para o seu negócio. Fale com a gente: contato@girardi-pauly.com

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